O Festival Cultural de Nazaré acontece há 50 anos. Já a Roda de Capoeira Rondoniense, além de suas raízes históricas, mantém ligações com práticas tradicionais das sociedades antigas.

Festival Cultural de Nazaré do Baixo Madeira é uma celebração que acontece há 50 anoS. Foto: Reprodução/Governo de Rondônia

Com o objetivo de garantir a preservação e valorização do patrimônio cultural de Rondônia, o Governo do Estado, por meio do Decreto nº 28.188 de 14 de junho de 2023, reconheceu a Roda de Capoeira Rondoniense e o Festival Cultural de Nazaré do Baixo Madeira como Patrimônios Culturais de Natureza Imaterial, garantindo sua proteção sob a responsabilidade do Poder Público.

O Festival Cultural de Nazaré do Baixo Madeira é uma celebração que acontece há 50 anos, em Nazaré, distrito de Porto Velho, e pode ser classificado como parte de um conjunto de festejos que ocorrem em comunidades rurais e ribeirinhas; momento em que familiares e amigos se reúnem, reafirmando a identidade cultural e a memória ancestral da região. A dança do seringandô, a quadrilha tradicional, o carimbó e o boi curumim são algumas das apresentações tradicionais do festejo.

Registro

O Decreto nº 27.147, de 11 de maio de 2022, instituiu o Registro de Bens Culturais de Natureza Imaterial, reconhecendo assim as manifestações históricas e culturais que contribuíram e continuam contribuindo para a formação da identidade do povo rondoniense, promovendo sua valorização.

 

Fonte: Portal Amazônia

Responder