A previsão para 2024 é uma seca similar ou ainda mais rigorosa do que a registrada este ano

A Defesa Civil Municipal decretou situação de emergência devido ao cenário de extrema seca em Porto Velho, registrado desde o mês de agosto. O Decreto nº 19.614 aponta que o regime de chuvas no primeiro semestre deste ano foi inferior à média, e as chuvas esperadas para o segundo semestre estão abaixo da expectativa.

Irregularidade das chuvas prolonga o período de seca na regiãoIrregularidade das chuvas prolonga o período de seca na região

Apesar das chuvas e tempestades comuns durante o período do inverno amazônico, o documento destaca que o fenômeno El Niño mantém a irregularidade das chuvas e está prolongando o período de seca na região, fazendo com que a previsão para 2024 seja de uma seca similar ou ainda mais rigorosa do que a registrada este ano em Porto Velho.

Elias Ribeiro de Barros, coordenador de Proteção e Defesa Civil, aponta que, segundo as previsões climáticas da Agência Nacional de Águas (ANA) e Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipan), é de que o período de seca se estenda até abril de 2024.

“Em 2023 nós fomos surpreendidos por um período prolongado de seca, e esse período prolongado ocasionou a diminuição do volume de água no lençol freático. Diante dessa situação, nós publicamos um decreto de situação de alerta. Depois nós intensificamos a situação e mudamos para um decreto de situação de emergência. Nós temos um risco de termos uma seca em 2024 tão intensa ou até mais do que a que aconteceu em 2023, então já estamos nos preparando desde agora, e esse novo decreto já avisa uma situação prevista para o próximo ano”, explica.

A navegação noturna, que havia sido interrompida devido ao risco de acidentes, teve sua autorização retomada devido ao nível de normalidade no rio Madeira. O órgão destacou que segue monitorando o rio, especialmente nas regiões que oferecem maior risco para as embarcações.

 Já foram distribuidos mais de 1.200 fardos de água mineral às comunidades ribeirinhasJá foram distribuidos mais de 1.200 fardos de água mineral às comunidades ribeirinhas

DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA

Uma das medidas adotadas pela Defesa Civil durante o período de estiagem foi a distribuição de mais de 1.200 fardos de água mineral e hipoclorito de sódio às comunidades ribeirinhas localizadas às margens do rio Madeira. Localidades como São Miguel, Mutuns, Pau d’Arco e Bom Jardim, Terra Firme, Ressaca, Boa Vitória e Papagaio foram contempladas. A previsão é que as entregas continuem nesta primeira quinzena de dezembro, nas comunidades de Silveira e Marmelo.

O coordenador reforça que o órgão segue à disposição da comunidade para atendimento em casos de emergência. “Diante de toda a situação, é importante ressaltar que a população ainda tem o acesso às equipes da Defesa Civil. Precisamos desse contato, que continue nos informando como é que está nas suas comunidades, comunicando situações de emergência, de escassez, principalmente relacionada à água, pois nós continuamos à disposição”, finalizou.

Para ocorrências registradas das 8h às 18h, a população pode entrar em contato através do número 199. O contato também está disponível pelo número (69) 98473 2112, que atende como plantão 24 horas.

 

Fonte: Assessoria

Responder