O trabalho das Forças de Segurança Pública estaduais, aliado aos investimentos desenvolvidos pelo Governo de Rondônia, refletiu positivamente na diminuição de 15,83% nos crimes violentos no Estado, entre janeiro e dezembro de 2023, comparado ao mesmo período de 2022. Os dados são do Observatório da Segurança Pública de Rondônia e destacam o índice, por gênero das vítimas e tipo de crime.

Operações desenvolvidas pelo Governo de Rondônia refletem positivamente na redução da criminalidade 

Com foco no fortalecimento da segurança pública, o Governo do Estado fez investimentos em equipamentos, armas, veículos, reestruturação e valorização profissional para as forças de segurança, com mais de 100 milhões investidos no ano de 2023.

Ações do Governo resultam em avanços na segurança pública

Essas aplicações não só melhoram a capacidade de resposta das forças policiais, mas também demonstram o empenho do Governo de Rondônia, em proporcionar um ambiente seguro e protegido para todos os cidadãos. Com equipamentos de última geração, armas adequadas e uma frota de veículos bem equipada, as forças policiais estão mais preparadas e reforçadas para a segurança da sociedade.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha destacou que, “a redução se deve principalmente ao trabalho coordenado de repressão e investigação das polícias, combinado aos investimentos aplicados pelo Governo do Estado para melhorar o desempenho das forças policiais estaduais, bem como a valorização do profissional”, disse.

O secretário da Sesdec, Felipe Bernardo Vital explicou que, as operações desempenharam um papel crucial na redução dos crimes. Destacou ainda que as operações policiais do programa são direcionadas às áreas com maior incidência de crimes, onde a presença policial é ainda mais necessária.

PROGRAMA CIDADE SEGURA

Governo tem reforçado investimento para a segurança pública

Com vários eixos de atuação, o programa da Sesdec tem várias frentes, entre elas:

  • Operação Máximus, que visa coibir o furto e o roubo, bem como os crimes contra a vida;
  • Operação Disque Silêncio, para averiguação de crimes de perturbação do sossego;
  • Operação Reforço Policial, que visa diminuir o tempo de resposta da polícia no atendimento das solicitações, através do telefone 190;
  • Operação Visibilidade, que busca trazer sensação de segurança à sociedade, com pontos fixos em cruzamentos com grande fluxo de pessoas, nos horários de maior movimento;
  • Operação Fio Desencapado, que busca inibir o mercado ilícito de cobre na Capital, bem como hidrômetros, fios elétricos, alumínio e baterias, atuando diretamente nas empresas que compram esses materiais.

 

Fonte: Secom

Responder