Uma força-tarefa montada pelo Ministério Público de Rondônia tirou das ruas 20 condenados por violência sexual contra crianças e adolescentes que estavam foragidos da Justiça em Porto Velho.
As prisões aconteceram ao longo deste mês durante a Operação Maio Laranja, ação integrada que reuniu diversos órgãos de segurança e inteligência no estado.
Os alvos eram criminosos já condenados, muitos deles com penas altas para cumprir em regime fechado, mas que desapareceram após as sentenças judiciais.

Segundo o MPRO, vários dos investigados haviam respondido aos processos em liberdade e fugiram depois das condenações.
A operação foi coordenada pelo Gaeco com apoio da Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Sejus e outros órgãos estaduais.
O coordenador do Gaeco, promotor Anderson Batista de Oliveira, explicou que o trabalho exigiu um grande levantamento de informações e diversas diligências para localizar os foragidos.
“São pessoas que costumam usar documentos falsos, se esconder em áreas afastadas e adotar estratégias para evitar a prisão”, afirmou.
Durante as investigações, as equipes também identificaram condenados que já haviam morrido ou estavam presos por outros crimes.
Mesmo com o número de prisões considerado pequeno diante da quantidade de mandados existentes, o Ministério Público destacou o impacto da operação.
“Agora esses indivíduos estão fora das ruas”, ressaltou o coordenador do Gaeco, ao informar que a força-tarefa manteve média de uma prisão por dia.
O procurador de Justiça Carlos Grott, Ouvidor-Geral do MPRO e idealizador da ação, afirmou que a operação representa uma resposta importante no combate à violência contra crianças e adolescentes.
A Operação Maio Laranja faz parte da campanha nacional de enfrentamento ao abuso e exploração sexual infantil, realizada durante todo o mês de maio.
Fonte: Mais Rondônia
